Irlanda

Irlanda

sábado, 3 de agosto de 2013

Meios de Transporte em Dublin


  Vou falar sobre os meios de transporte de Dublin, mais precisamente, por ser a Capital.
 Dublin conta com uma população de aproximadamente  1,6 milhões de habitantes e é onde está concentrado o centro financeiro do país. Logo é necessário uma demanda maior de meios de transportes, sendo os principais: Ônibus, LUAS, Dart, (Porto e Aeroporto).

  •  Ônibus: A Dublin Bus, é a empresa responsável pela operação da frota de Ônibus de Dublin. Não é como no Brasil onde geralmente tem mais de uma empresa que presta esse serviço. Você logo reconhece um Ônibus da Dublin Bus de loonge. Eles têm dois andares e as cores azul e amarelo. Bem confortáveis. Não tem cobrador e o motorista faz o serviço de cobrança da passagem caso você não tenha o bilhete. Não é aceito o pagamento em notas, somente moedas, e também não te voltam o troco, caso você dê um valor maior do que o cobrado, eles te fornecem um recibo, onde você pode ir até os postos da empresa e receber o dinheiro de volta. Eu já fiz isso e é super tranquilo e rápido! (já imaginou isso no Brasil?? Acho que mais de meses pra ter o $$ de volta..rs).


  •  LUAS: Uma espécie de trem que corta a cidade! Parece um bonde, mas só que moderno.Circula entre as principais avenidas e bairros daqui da capital, e tem dua linhas a Red e a Green line. Não costumo usar o LUAS porque no meu caso é maís fácil o bus, pois ele não se desloca até o local que eu moro. Você pode comprar o cartão, ou os tickets nas paradas, que custa até 2,70 Euros. Não tem ninguém para "cobrar" nada, ou seja, se você quiser entrar e utilizar sem pagar ninguém vai nem saber! Mas têm fiscais que circulam para conferir os bilhetes em determinados momentos e caso você não tenha pago a passagem, terá que pagar uma multa. Então é melhor não arriscar né, porque o barato pode sair caro.


  • Dart: O Dart é um trem que liga Dublin até as cidades de Greystones em Wicklow,  e também Howth/ Malahide, que se encontram fora da capital. O trajeto é muito bonito! Pois é feito através da Costa. Os preços variam de 2,00 Euros pra mais, depende de e para onde você vai. O percurso também é mais demorado, onde de uma ponta à outra leva-se aproximadamente 1h ou mais.

  • Porto de Dublin: Maior porto marítimo da Irlanda, situa-se nos extremos das margens do Rio Liffey, o Rio que corta a cidade. Mas aí você deve estar se perguntando: Porque essa louca ta falando do porto??rs..Porque caso você queira viajar pelo resto da Europa as embarcações saem de lá e também de Dun Laoghaire, um outro bairro de Dublin. A galera viaja bastante para o Reino Unido e outros países de Navio, e as passagens se não são a mesma coisa que as aéreas, chegam a ser mais baratas, e você ainda não tem todo aquele estresse de limite de peso das bagagens como nos Aeroportos.
  • Aeroporto de Dublin: É o aeroporto mais movimentado do país. Foi inaugurado em 1940, e opera voos nacionais e Internacionais. Têm entre suas principais Cias aéreas a Aer Lingus e a Ryanair ( a nossa salvadora na questão $$).O Aeroporto é bem moderno e grande.Fora que se você mora longe, mas beem longe do Aeroporto, tem uma linha de ônibus específica que circula a noite inteira chamada AIRCOACH, que transporta você até o aeroporto. Já peguei esse ônibus várias vezes de madrugada e você compra o ticket na hora com o motorista, os preços também variam de acordo com o lugar que você mora, quanto mais longe, mais caro.
      Tive que falar sobre o Aeroporto de Dublin, porque eu vim de uma cidade como São Paulo que tem uma população 11x maior do que a daqui, é uma das principais cidades da América Latina e conta com Aeroportos de dar vergonha! E creio eu que a situação no resto do país não é diferente!. Se tivéssemos em SP um Aeroporto como o que eles têm, eu estaria mega feliz! Isso porque o fluxo de passageiros que circulam por aqui, corresponde a metade do que costuma circular em SP, mais precisamente Guarulhos. Aqui você encontra Organização, Informação e modernidade...Enquanto nós temos o quê mesmo? E lá vamos nós sediar a Copa do Mundo...
     
Luas:



Bus:

Dart: