Irlanda

Irlanda

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Peculiaridades...

  Algumas coisas aqui me chamaram atenção, aliás, muitas coisas... Então vou compartilhar algumas delas:
  O caixa Eletrônico aqui é praticamente na Calçada, do lado de fora da Agência bancária!. Isso mesmo, se você precisar sacar dinheiro não precisa entrar, sinta-se a vontade pra isso na Rua...
  Nos ônibus só são aceito moedas, e no valor correto. Se você deu dinheiro em papel, caso não esteja trocado, só poderá resgatar seu troco indo até a empresa que opera a linha de Ônibus aqui. Então esqueça aquele hábito brasileiro de guardar as moedinhas no cofrinho... Aqui as moedas realmente tem valor!
  E detalhe, aqui os ônibus não tem cobrador, você deposita o dinheiro em um “cofrinho” perto do motorista e ele lhe entrega um ticket liberando sua entrada. Caso queira você também pode comprar em alguns estabelecimentos, um cartão com a quantidade de passagens que desejar, e, por exemplo, se você comprar pra dois dias, em cada dia você pode pegar quantos ônibus quiser que você só pagará a passagem equivalente a uma vez.
  Nada de beber na Rua viu!!  Aqui o povo enche a cara... mas só nos Pubs! É proibido bebida Alcoólica nas ruas, mesmo sendo maior de idade!
  Ah, e como comentei no post anterior, as baladas acabam no máximo às 3hs da manhã, e não tem essa de ficar enrolando pra sair não! rs...as luzes se ascendem, a música para e todo mundo vai embora  mesmoo!
  Os policias aqui não andam armados, e o índice de assalto e criminalidade é baixo, se comparado ao de cidades em que os policias usam armas para combater o crime...enfim, mas isso é AQUI...
  Nos supermercados não há sacolas plásticas, somente sacolas retornáveis. Caso esqueça as sacolas terá que levar os mantimentos na mão... mas ainda assim, vendem sacolas plásticas nos mercados, mas ter que pagar por elas é d+ né!!
  Também tem os “caixas rápidos”, uma máquina que faz tudo. Você leva seus mantimentos, passa o código de barras, coloca o dinheiro no local indicado pela máquina e pronto!! Rápido e simples assim...e se você comprar algo que termine nos 99...você tem o seu 1 centavo de troco!! Isso em tudo quanto é lugar aqui...
  Nos postos de gasolina não há frentistas, você mesmo abastece o seu carro! Seja homem ou mulher...
  Todas as casas tem calefação...porque aqui inverno é inverno!!
  Ah e educação é bom e todo mundo gosta né! Bom Dia, Obrigado e De nada, estão sempre na ponta da língua dos Irish!
  E como na Inglaterra, a direção dos carros aqui também é do lado esquerdo!
  Com certeza ainda tem muita coisa interessante pra compartilhar... E assim que me lembrar volto aqui pra contar!!